Logo Tosello Clínica Médica

Angiografia Cerebral: um exame seguro e eficaz para diagnosticar doenças vasculares cerebrais

Postado em: 05/06/2023

A Angiografia é um exame de diagnóstico que permite visualizar o interior dos vasos sanguíneos. Este exame pode ser feito em vários locais do corpo, como cérebro, coração, pulmões ou pernas. 

A angiografia cerebral é utilizada para avaliar a circulação cervical e intracraniana. 

Considerada como exame “padrão-ouro” (melhor exame) para o diagnóstico de doenças vasculares como: aneurisma cerebral, malformações arteriovenosas, dissecção arterial, doença ateromatosa, acidente vascular cerebral, dentre outras. 

Ela é capaz de avaliar com precisão os detalhes anatômicos e o comportamento ao vivo do em relação ao fluxo sanguíneo (hemodinâmico) destas doenças. A angiografia cerebral também é essencial na programação cirúrgica exata destas doenças, por tratamento endovascular, por meio de craniotomia ou através da radiocirurgia.

Angiografia Cerebral

O exame é realizado com a punção de uma artéria na virilha ou no braço, seguido de uso de cateter que é usado para estudar os vasos em questão. Após isso, é realizada a injeção do contraste intravascular e, feitas várias imagens de raios-X com técnica de subtração de imagem, onde se observa o lúmen dos vasos sanguíneos corados pelo contraste.

Após a realização do exame, o cateter é retirado da virilha e o paciente necessita ficar de repouso, com um curativo compressivo para não correr o risco de hematomas

Neste estudo utilizamos o contraste iodado, e portanto devemos ter atenção principalmente naqueles pacientes que possuem alergia ao contraste iodado, insuficiência renal e diabéticos.   

Quais são as indicações da angiografia cerebral?

As principais recomendações para o procedimento são a suspeita ou diagnóstico de:

  • Tumor cerebral;
  • Acidente vascular cerebral (isquêmico ou hemorrágico);
  • Hemorragia (sangramento);
  • Dissecção arterial
  • Malformações arteriovenosas intracranianas ou vasculares da face;
  • Aneurisma cerebral – parte enfraquecida na parede da artéria, que pode se romper com facilidade;
  • Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite);
  • Arteriosclerose – diminuição do espaço nos vasos sanguíneos por causa do acúmulo de placas de gordura, colesterol ou cálcio em suas paredes.

O exame pode ser indicado ainda para ajudar o médico a descobrir a causa de certos sintomas, como:

  • Fortes dores de cabeça;
  • Perda de memória;
  • Fala arrastada;
  • Tontura;
  • Visão dupla ou turva;
  • Perda de equilíbrio ou coordenação.

Como é feita a angiografia?

O médico irá anestesiar o local da punção, usando um anestésico local. Em seguida, um tubo fino e flexível, chamado cateter, é colocado em um vaso sanguíneo na virilha (artéria femoral) ou no braço (artérias radial ou braquial). O cateter é guiado para a área de cabeça e pescoço. É utilizada a radioscopia para ver o movimento do cateter no interior dos vasos sanguíneos.

Um contraste iodado é injetado no vaso, obtendo-se imagens de raios X. Uma angiografia deve ser feita por um neurorradiologista intervencionista. O tempo do exame varia de 1 a 3 horas. Após a retirada do cateter, é feita compressão manual sobre o local de punção arterial por vários minutos. O paciente deverá ficar em observação algumas horas após o exame; em algumas situações é pedida a internação do paciente.

O que o exame pode revelar?

Uma angiografia pode detectar uma dilatação em um dos vasos sanguíneos (aneurisma). Pode mostrar também um estreitamento ou obstrução de um vaso sanguíneo que dificulta ou para o fluxo sanguíneo. Um padrão anormal de vasos sanguíneos (fístula ou malformação arteriovenosa), ou vasos anormais próximos a um tumor podem ser encontrados.

Cuidados após o exame de angiografia cerebral

Após o procedimento, você irá para a sala de recuperação, onde ficará deitado de três a cinco horas antes de ir para casa. 

Em casa, tome cuidado para não levantar objetos pesados ​​ou se esforçar demais por pelo menos dois dias.

O Dr. Renato Tosello é um renomado neurorradiologista intervencionista. Cuide da sua saúde vascular com um especialista de confiança. Marque sua consulta!

Leia também:

Como prevenir um AVC isquêmico?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais