O que é um aneurisma e o que pode causá-lo?
Postado em: 09/11/2022
O aneurisma cerebral é uma dilatação que se forma na parede de um vaso sanguíneo do cérebro (artéria intracraniana). Uma pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurisma cerebral, mas são raros os aneurismas congênitos. A maior parte deles ocorre por conta da pressão alta sem tratamento.
Costuma ser assintomático e descoberto por acaso em exames de imagem do crânio, como tomografia ou ressonância magnética, nas investigações de alteração de memória, sinusites, trauma ou infecções.
Já aneurismas grandes podem comprimir o cérebro (ou nervos) promovendo vários tipos de sintomas neurológicos. Procure imediatamente um médico caso sinta:
- Dor de cabeça acentuada;
- Perda ou alteração no nível de consciência;
- Rigidez no pescoço;
- Presença de visão dupla ou borrada;
- Dor acima ou atrás dos olhos ou dificuldade para enxergar;
- Dificuldade para andar ou tontura;
- Fraqueza e alteração de sensibilidade;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Convulsões.
Alguns fatores estão mais relacionados à presença ou formação dos aneurismas cerebrais, como: tabagismo, hipertensão arterial, história familiar de aneurismas cerebrais, idade acima de 40 anos, sexo feminino (maior incidência em mulheres), uso de drogas, tumores e lesão cerebral traumática.
O tratamento minimamente invasivo endovascular (embolização) é a melhor escolha de acordo com as características do paciente e do aneurisma, e pode ser realizado na grande maioria dos casos.
A prevenção é sempre o melhor tratamento! Faça uma avaliação completa com o Dr. Renato Tosello, especialista em Radiologia Intervencionista.