Logo Tosello Clínica Médica

Aneurisma: como posso descobrir se eu tenho?

Postado em: 27/01/2023

O Aneurisma é um assunto delicado, que costuma trazer muito medo e preocupação para os pacientes com suspeitas desse problema. É importante se informar sobre tal condição para tomar os cuidados adequados e não se desesperar com essa possibilidade, ao mesmo tempo.

No conteúdo de hoje você vai conhecer os sintomas de um aneurisma e como funciona o seu acompanhamento. Tenha uma boa leitura!

O que é um aneurisma?

O “ANEURISMA” ocorre a partir de uma dilatação na parede de um vaso sanguíneo, podendo acontecer em qualquer veia ou artéria do cérebro. Na grande maioria das vezes, se forma nas birfucações das artérias cerebrais onde ocorre o maior atrito e impacto do sangue na parede do vaso. Essa dilatação forma uma espécie de bolsa ou balão, que enfraquece a estrutura prejudicada.

As principais causas desse problema incluem idade e sexo (afetando principalmente mulheres na menopausa); trauma; hipertensão, diabetes e sedentarismo; algumas doenças preexistentes como doença renal policística; história famliar de aneurisma cerebral e maus hábitos como o alcoolismo e o tabagismo. 

A maior parte dos aneurismas não se rompe, mas quando vem a se romper, ele leva ao sangramento cerebral conhecido como “derrame cerebral”, o qual pode causar graves consequências, como morte em 50% dos casos, deficiência neurológica grave em 25% e déficit neurológico leve — ou não causar nada em 25% deles. Quem tem histórico familiar de aneurisma deve manter acompanhamento médico como forma de prevenção.

Quais são os sintomas do aneurisma?

O aneurisma muitas vezes é assintomático, sendo descoberto por acaso, a partir de exames feitos para avaliar outras questões. Quando ele pressiona os nervos ou se desenvolve, porém, é possível destacar alguns sinais.

Os sintomas dependem da localização do aneurisma, então a seguir, listamos sinais desse problema na aorta e na região cerebral. Confira:

  • náuseas e vômito;
  • fraqueza; 
  • dor de cabeça; 
  • perda de consciência; 
  • dor abdominal aguda;
  • dor atrás dos olhos;
  • pupilas dilatadas.

O diagnóstico de aneurisma cerebral é feito principalmente com exames não invasivos, como a angiografia arterial em exames de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Caso haja suspeita ou se confirme um aneurisma cerebral, é necessário realizar a angiografia cerebral, para melhor análise e definição de tratamento.

Quando o aneurisma se rompe ocorre uma forte dor de cabeça repentina, podendo estar associada com náusea e vômito, ou até perda dos sentidos como confusão mental e desmaio, sendo preciso chamar ajuda imediatamente. O indicado é chamar os socorristas, para que o paciente seja manuseado apenas por profissionais.

Como é o tratamento de um aneurisma?

O tratamento do aneurisma depende da sua localização e do seu tamanho. Atualmente temos a técnica endovascular, que é menos invasiva, com alto índice de cura, com menor risco de complicação e com uma recuperação mais rápida, sem a necessidade da abertura do crânio para a realização do tratamento. 

O tratamento tem o objetivo de fazer com que não haja mais entrada de fluxo sanguíneo dentro do aneurisma, fechando por completo para prevenir a sua ruptura.

Agora você já conhece os sinais de um aneurisma e como funciona o seu tratamento. Para um diagnóstico eficaz, procure ajuda de um profissional.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida, agende um horário com o Dr. Renato e venha conversar!

Leia também:

Atividades físicas e doenças neurovasculares combinam? Entenda!

10 perguntas e respostas sobre a malformação arteriovenosa dural


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais