Logo Tosello Clínica Médica

Aneurisma Cerebral: 5 dicas para reduzir os riscos

Postado em: 06/03/2023

Um Aneurisma Cerebral é uma condição médica na qual uma dilatação ou protuberância anormal se forma em uma artéria ou veia do cérebro. Na maioria das vezes os aneurismas cerebrais se formam na bifurcação das artérias intracranianas, onde ocorre maior impacto do fluxo sanguíneo contra as paredes das arérias. O tipo sacular é mais comum e possui um formato de “balão” ou “bexiga”. A principal complicação dos aneurismas cerebrais é a ruptura aneurismática, no qual leva a hemorragias cerebrais graves e potencialmente fatais.

Os aneurismas cerebrais podem ser congênitos (presentes desde o nascimento) ou adquiridos ao longo da vida, e podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em mulheres acima dos 40 anos. Muitas vezes, os aneurismas cerebrais não apresentam sintomas até que se rompam, o que pode causar uma dor de cabeça repentina e intensa, náuseas, vômitos, visão turva, confusão e perda de consciência podendo provocar sérios danos neurológicos ou até mesmo a morte.

Aneurisma Cerebral: 5 dicas para reduzir os riscos

Como é feito o diagnóstico do aneurisma cerebral?

O diagnóstico de aneurisma cerebral é geralmente feito por meio de exames de imagem não-invasivos, como  angiografia arterial por tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM); ou pela angiografia cerebral exame de imagem minimamente invasivo e padrão-ouro no diagnóstico de doenças vasculares cerebrais. 

Quem pode desenvolver aneurisma cerebral?

Qualquer pessoa pode desenvolver um aneurisma cerebral, independentemente de idade. No entanto, alguns fatores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver um aneurisma cerebral, incluindo:

  • Histórico familiar de aneurisma cerebral: pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram um aneurisma têm maior risco de desenvolver a condição.
  • Idade: aneurismas são mais comuns em pessoas acima de 40 anos.
  • Sexo: mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolver aneurismas cerebrais do que homens após os 40 anos.
  • Fumar: fumar aumenta o risco em até 3 vezes de desenvolver a doença.
  • Pressão arterial alta: a pressão arterial elevada aumenta o risco de aparecimento de aneurismas.
  • Abuso de drogas: o uso excessivo de drogas.

É importante ressaltar que nem todas as pessoas que apresentam esses fatores de risco desenvolvem a doença, mas é recomendado que indivíduos com maior probabilidade de desenvolver a condição realizem exames de rotina para detectar precocemente a presença de um aneurisma cerebral.

5 dicas para reduzir os riscos 

Certas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver aneurisma cerebral. Aqui estão cinco dicas para ajudar a diminuir o risco:

1-Controle da pressão arterial

Manter a pressão arterial sob controle é uma das medidas mais importantes para reduzir os riscos. Isso pode ser feito através de dieta saudável, exercício físico regular e, se necessário, medicamentos prescritos por um médico.

2-Pare de fumar

Fumar é um importante fator de risco; quem fuma tem 3 vezes mais chaces de desenvolver aneurisma cerebral. Portanto, parar de fumar é uma das medidas mais importantes para reduzir o risco. Além disso, evite a exposição ao fumo passivo.

3-Reduza o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de aneurisma cerebral. É importante limitar o consumo de álcool a níveis moderados e saudáveis.

4-Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras pode ajudar a manter a saúde geral do corpo e reduzir o risco de desenvolvimento da doença.

5-Exercite-se regularmente

A atividade física regular pode ajudar a manter um peso saudável, controlar a pressão arterial e reduzir os riscos. Tente se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, duas vezes por semana, com atividades como caminhadas, corrida, natação ou ciclismo.

Quando procurar um médico?

A prevenção é sempre a melhor estratégia, portanto, é importante seguir essas dicas de estilo de vida saudável e fazer exames regulares para detectar precocemente qualquer problema potencial. 

Se você tiver algum sintoma de aneurisma cerebral, procure imediatamente atendimento médico de emergência. 
Agende uma consulta com o Dr. Renato Tosello – especialista em Neurorradiologia Intervencionista e siga um estilo de vida saudável para promover a saúde geral do corpo e mente.


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais