Angiografia cerebral dói?
Postado em: 16/01/2023
A angiografia cerebral é um exame minimamente invasivo que pode causar desconforto leve e suportável no paciente realizado em ambiente hospitalar, que utiliza cateteres e raios X para avaliar a anatomia e a circulação nos vasos sanguíneos da cabeça e do pescoço.
Malformação arteriovenosa cerebral, tumores, coágulos, dissecção arterial e aneurisma são condições diagnosticadas e tratadas através deste exame, que coleta imagens internas dos vasos sanguíneos que vascularizam o cérebro. O procedimento é feito somente por médicos especialistas “Neurorradiologistas Intervencionistas” para evitar complicações e dar um diagnóstico preciso.
Para a realização do exame é feita uma sedação anestésica por um anestesista para dar tranquilidade ao paciente. É aplicada anestesia no local onde vai ser introduzido um introdutor para manter o acesso da artéria viável. Em seguida, um cateter diagnóstico, pequeno tubo é conduzido até as artérias que vascularizam o cérebro na altura do pescoço e se faz a injeção do meio de contraste iodado não iônico, para corar os vasos sanguíneos do pescoço e cerebrais, em tempo real.
Após a injeção do contraste e a máquina de hemodinâmica tira várias radiografias após a emissão de raio X, para capturar as imagens.
O exame pode durar de 40 minutos a algumas horas, dependendo da complexidade do caso. Ficou com alguma dúvida? Consulte o Dr. Renato Tosello, especialista em Neurorradiologia Intervencionista.