Angiotomografia cerebral: diagnóstico avançado para saúde cerebral
Postado em: 21/08/2023
A Angiotomografia Cerebral é um exame de diagnóstico que combina duas técnicas, a angiografia e a tomografia computadorizada (TC), utilizando modernos equipamentos, que permitem visualizar as estruturas cerebrais e dos vasos sanguíneos intracranianos.
Por meio da injeção de um contraste intravenoso, as imagens resultantes fornecem informações precisas sobre anomalias vasculares, estreitamento dos vasos sanguíneos, obstruções, aneurismas e outras condições cerebrovasculares.
Este exame pode ser realizado em clínicas especializadas ou em hospitais. Esse método avançado ajuda o neurorradiologista intervencionista a obter uma visão abrangente da saúde cerebral dos pacientes, permitindo intervenções precoces e tratamentos personalizados quando necessário.
Para que serve?
A angiotomografia cerebral é indicada pelo médico para visualizar se existe alguma doença cerebrovascular e obter um panorama completo das condições intracranianas. Em geral, esse exame é solicitado quando existe suspeita de:
Aneurismas e malformações arteriovenosas cerebrais: o exame pode identificar anormalidades nas paredes dos vasos sanguíneos, como aneurismas (dilatações) e malformações arteriovenosas cerebrais (MAVs).
Avaliação de acidentes vasculares cerebrais (AVCs): ajuda a determinar a causa do AVC, como obstruções, estenoses arteriais e detectar doenças vasculares que levaram a hemorragias intracranianas .
Diagnóstico de estenoses e obstruções vasculares: permite avaliar o grau de estreitamento das artérias e a presença de obstruções, o que pode afetar o fluxo sanguíneo cerebral.
Identificação de tumores: possibilita avaliar a relação entre tumores cerebrais e os vasos sanguíneos próximos.
Planejamento pré-operatório: em alguns casos, é utilizado para planejar cirurgias cerebrais ou intervenções em vasos sanguíneos.
Monitoramento pós-tratamento: após procedimentos cirúrgicos ou tratamentos, a angiotomografia pode ser usada para verificar a eficácia das intervenções.
Como é feito o exame?
A angiotomografia cerebral é um exame indolor e que dura com orientações, em média, cerca de 10 segundos. Para realizar o exame, a pessoa deve deitar na mesa do aparelho de tomografia computadorizada (TC). Esse aparelho de tomografia usa radiação para gerar imagens dos vasos sanguíneos que são vistas no computador e avaliadas pelo médico.
Antes de iniciar o exame, é administrado soro fisiológico na veia, para que o médico possa injetar contraste iodado pela veia na corrente sanguínea. O contraste cora os vasos e permite melhor captação da imagem e avaliação dos vasos sanguíneos cerebrais.
O scanner de TC captura imagens detalhadas do cérebro em fatias finas e realiza reconstruções das imagens de diversos planos. Isso fornece informações anatômicas precisas.
Durante a fase angiotomográfica, o scanner captura imagens específicas das estruturas vasculares. Geralmente, várias imagens são adquiridas em diferentes ângulos para criar um panorama completo dos vasos sanguíneos.
Em resumo, a angiotomografia cerebral desempenha um papel fundamental no diagnóstico das doenças cerebrovasculares. Ela fornece informações detalhadas que auxiliam o neurorradiologista intervencionista na tomada de decisão para cada paciente, contribuindo assim para a preservação da saúde cerebral e a melhoria da qualidade de vida.
Como se preparar para o exame?
Para realizar a angiotomografia cerebral, são necessários alguns cuidados para o seu preparo, como:
- Informar ao médico se apresenta alergia ao contraste iodado ou qualquer outro remédio ou alimento antes de fazer o exame;
- Informar ao médico se toma remédios de uso contínuo, vitaminas e suplementos nutricionais antes de fazer o exame;
- Informar se tem algum problema de saúde;
- Fazer jejum cerca de 4 horas antes do exame;
- Evitar consumir cafeína por até 48 horas antes do exame;
- Evitar tomar remédio para disfunção erétil, no caso de homens, por até 48 antes do exame;
- Durante o exame não portar objetos metálicos.
Vale ressaltar que após o diagnóstico de alguma doença vascular cerebral é extremamente necessário realizar a angiografia cerebral. A angiografia cerebral irá realmente confirmar o diagnóstico da patologia vascular cerebral, avaliar se não existe outra doença associada que não foi detectada na angiotomografia cerebral e definir o melhor o planejamento cirúrgico quando necessário.
Está preocupado com doenças cerebrovasculares? Conte com a experiência do Dr. Renato Tosello, especialista em Neurorradiologia Intervencionista com mais de 10 anos de experiência. Agende sua consulta hoje mesmo na Tosello Clínica Médica e garanta o melhor cuidado para sua saúde cerebral!
Leia também:
Aneurisma Cerebral: 5 dicas para reduzir os riscos