Logo Tosello Clínica Médica

Como prevenir um AVC isquêmico?

Postado em: 20/03/2023

A prevenção do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) envolve o controle da pressão arterial a níveis inferiores a 140×90 mmHg, do diabetes e dos níveis de colesterol no sangue. Os pacientes que apresentam alguma doença cardíaca devem fazer também acompanhamento médico regular. Além disso, todos devem praticar exercícios físicos diários orientados por um profissional e manter uma alimentação equilibrada, dando preferência a alimentos naturais. 

Saiba neste artigo o que é, causas e tratamentos do AVC Isquêmico. Confira!  

O que é

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou  infarto cerebral, é causado pela falta da chegada de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria, ou pela dificuldade da drenagem venosa cerebral após a obstrução de uma veia intracraniana.

Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisia de um lado do corpo (braço e/ou perna) e problemas de visão, memória e fala.

A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais durante a manifestação da doença.

Causas

O Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte e incapacidade em todo o mundo. É uma doença tão grave que a cada 6 segundos uma pessoa morre no mundo decorrente de um AVC. 

Cerca de 85% do AVCs são do tipo isquêmico e 15% são hemorrágicos. Geralmente acomete pessoas acima dos 50 anos, no entanto cerca de 10 – 15% ocorre em jovens (18 – 50 anos), e é raro em crianças.

Tabagismo, altas taxas de colesterol e triglicérides, sedentarismo e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas, são os principais fatores de risco do AVC. Pessoas com pressão alta têm quatro a seis vezes mais chances de terem um episódio de AVC. Isso acontece por conta do enrijecimento dos vasos e aterosclerose, comuns em hipertensos, que podem levar à obstrução arterial.

Os pacientes diabéticos também devem controlar as taxas de glicemia capilar e outros fatores, pois o risco de isquemia é duas vezes maior se comparado ao de pessoas não diabéticas.

Sintomas

Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora. Os sinais acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados.

Diagnóstico 

O diagnóstico e tratamento precoce do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) dependem da rapidez com que o paciente procura o serviço de emergência capacitado para o atendimento de AVC, que deve contar com equipe treinada e tomografia disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

O tempo recomendado para o diagnóstico do paciente com AVC, da entrada no setor de emergência até a confirmação por exame de imagem (tomografia ou ressonância magnética) deve ser, no máximo, de 45 minutos. A tomografia é mais utilizada pela rapidez, disponibilidade e falta de contraindicações para sua realização.

Tempo é cérebro e quanto mais rápido procurar um centro espacializado no tratamento do AVC, melhor serão as chances deste paciente evoluir sem sequelas neurológicas importantes.

Tratamento 

Após o diagnóstico de oclusão aguda por coágulo de uma artéria que vasculariza o cérebro, o tratamento de desobstrução e revascularização do vaso, pode ser feito de duas maneiras:

  • administração de um tipo de medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo e normaliza o fluxo sanguíneo no cérebro.
  • retirada do coágulo por meior de stent ou cateter de aspiração de maneira mecânica para revascularização do vaso, através de cirurgia endovascular.
  • estes tratamentos podem ser feitos de maneira independente ou combinado.

Vale lembrar que para cada tipo de tratamento existe uma série de critérios que demos seguir, tendo o “tempo” como o principal deles.  Caso o paciente chegue fora do “tempo ideal”, ou seja, da “janela terapêutica”, o tratamento não poderá mais ser realizado.

Para isto atente-se ao sinais e sintomas de AVC e caso ele acontecer, procure um hospital com centro especializado no tratamento do AVC o mais rápido possível.

A Clínica Tosello conta com profissionais especializados para cuidar da sua saúde. Agende agora sua consulta!


Leia também:

Saiba quais são as diferenças entre os tratamentos do AVC Isquêmico e do Hemorrágico


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais