Logo Tosello Clínica Médica

Como reconhecer os sintomas de um AVC hemorrágico?

Postado em: 17/07/2024

Como reconhecer os sintomas de um AVC hemorrágico?

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição neurológica provocada pelo entupimento (AVC Isquêmico) ou rompimento (AVC Hemorrágico) dos vasos que conduzem sangue ao cérebro. É uma das principais causas de morte no mundo. 

A rapidez na identificação dos sinais, no diagnóstico e no tratamento contribui significativamente para reduzir o risco de morte ou de sequelas que podem impactar a vida da pessoa.

Por isso, é fundamental conhecer as manifestações clínicas do AVCh e buscar o pronto-socorro com urgência. Continue sua leitura para saber mais sobre o assunto!

Quais são os principais sintomas do AVC hemorrágico?

Os sinais do “AVC Hemorrágico” (AVCh) são semelhantes aos do isquêmico:

  • Formigamento em um dos lados do corpo;
  • Fraqueza ou perda de sensibilidade na mesma região;
  • Dificuldade para falar ou compreender o que se fala;
  • Alteração ou perda de visão;
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos;
  • Dificuldade para realizar tarefas como andar ou engolir;
  • Paralisia em alguma região do corpo.

No entanto, existem alguns sinais que são mais comuns no AVCh:

  • Dor de cabeça súbita e intensa;
  • Náusea e/ou vômito;
  • Convulsões;
  • Perda da consciência.

Como identificar se uma pessoa está tendo um AVC? 

Uma das maneiras de reconhecer rapidamente o AVC é por meio do teste SAMU, sigla do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência, e iniciais de quatro palavras que podem salvar vidas. Saiba como aplicá-lo a seguir!

Sorriso

Peça para o indivíduo sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe e se a boca entorta. 

Abraço

Peça para o indivíduo te dar um abraço ou levantar os braços. Se ele tiver dificuldade de levantar um dos braços ou um deles cair após ter sido levantado, pode ser sinal de AVC.

Música

Peça para a pessoa repetir um pedacinho de uma música ou frase. Se ela não compreender ou não conseguir repetir, pode ser AVC.

Urgente

Se identificar um ou mais desses sintomas, chame uma ambulância ou vá urgentemente a um pronto atendimento especializado.

Como é feito o diagnóstico do AVC hemorrágico?

Quando há suspeita de AVC, é fundamental realizar uma tomografia computadorizada de crânio, exame altamente sensível e rápido que permite avaliar a presença de hemorragia e descartar outras causas, como o AVC isquêmico, tumor cerebral ou mesmo afastar a hipótese de não ser AVC.

Outra opção para analisar um AVC hemorrágico é a ressonância magnética do crânio, que possui uma sensibilidade ainda maior que a tomografia computadorizada, porém é mais demorada e não está disponível na maioria dos hospitais.

Caso exista a suspeita de que patologias vasculares estejam relacionadas ao AVC hemorrágico, é recomendado realizar a angiografia cerebral. Esse exame é considerado o padrão-ouro para identificar ou afastar a possibilidade de ocorrência de patologias vasculares cerebrais. 

Ao diagnosticar doenças cerebrovasculares, como aneurisma cerebral, malformação arteriovenosa cerebral, dissecção arterial, vasoespasmo, vasculite ou tumor, a angiografia cerebral torna-se crucial para definir a conduta terapêutica mais adequada ao caso.

Tratamento clínico do AVC hemorrágico

O tratamento de um acidente vascular cerebral hemorrágico depende da causa do sangramento (como pressão alta, uso de anticoagulantes, traumatismo craniano e malformação dos vasos sanguíneos).

A maioria dos pacientes é monitorada de perto em uma unidade de terapia intensiva durante e após um AVC hemorrágico. O atendimento inicial de uma pessoa com AVCh inclui: 

  • Determinar a causa do sangramento;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Interromper qualquer medicamento que possa aumentar o sangramento (varfarina e aspirina, por exemplo). Se o paciente estiver tomando um anticoagulante, tratamentos específicos ou transfusões de fatores de coagulação do sangue podem ser administrados para interromper o sangramento contínuo;
  • Medir e controlar a pressão dentro do cérebro e dentro do crânio.

Tratamento cirúrgico do AVC hemorrágico

Um procedimento cirúrgico pode ser recomendado para prevenir ou parar o sangramento ou reduzir a pressão dentro do crânio.

Dependendo da gravidade do acidente vascular cerebral e da condição do paciente, a cirurgia para drenagem do hematoma pode ser feita nas primeiras 48 a 72 horas após a hemorragia. 

Em alguns casos, pode ainda ser adiada até uma ou duas semanas depois para permitir que a condição do paciente se estabilize.

Caso o AVCh seja causado por aneurisma cerebral, por malformação arteriovenosa cerebral, pial e dural ou por dissecção arterial é necessário avaliar a possibilidade do tratamento por via endovascular “embolização” o mais rápido possível para evitar que ocorra o ressangramento. 

O ressangramento é grave e possui elevado índice de mortalidade ou de causar sequelas neurológicas graves.

Cuide da sua saúde cerebral! Em caso de suspeita de AVC hemorrágico, busque ajuda médica imediatamente. 

Confira informações sobre meu trabalho como especialista em Neurorradiologia Intervencionista. Clique aqui para entrar em contato!

Dr. Renato Tosello
Neurorradiologista intervencionista
CRM: 133.066
RQE: 64312 | RQE: 643121 | RQE: 64379

Leia também:


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais