Logo Tosello Clínica Médica

Em que momento devo procurar um neurorradiologista intervencionista?

Postado em: 31/01/2024

A Neurorradiologia Intervencionista é uma especialidade médica que realiza procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, incluindo intervenções percutâneas e endovasculares. Seu foco é tratar distúrbios que afetam o cérebro, a cabeça, o pescoço e a medula espinhal, tanto em adultos quanto em crianças.

Muitas doenças podem ser tratadas com medicamentos, uma abordagem mais simples do que a cirurgia, especialmente quando o remédio está disponível em farmácias na forma de comprimido, cápsula ou gotas.

Em que momento devo procurar um neurorradiologista intervencionista?

O tratamento se torna mais complexo ao envolver intervenções cirúrgicas, principalmente em casos de doenças que atingem estruturas sensíveis, como as artérias e veias do cérebro, e da medula espinhal. A cirurgia pode acarretar riscos como infecção, tempo prolongado de cirurgia e recuperação, bem como custos elevados.

Por essas razões, procedimentos cirúrgicos pouco invasivos são mais recomendados para tratar problemas na cabeça ou na coluna. A neurorradiologia intervencionista se destaca como uma alternativa preferencial em comparação com cirurgias mais invasivas.

Se você recebeu um diagnóstico de alguma doença vascular ou tumor na cabeça, pescoço ou coluna vertebral, considere se consultar com um neurorradiologista intervencionista. Esse profissional irá verificar a possibilidade de tratar seu problema de forma segura e menos invasiva.

Neurorradiologia intervencionista: precisão no tratamento neurovascular

Essa especialidade exige profissionais experientes, com amplo conhecimento, dedicação exclusiva e certificação pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica AMB/CBR, dividindo-se em duas áreas:

Neurorradiologia diagnóstica

Utilizando equipamentos de angiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética de última geração, busca-se o diagnóstico preciso das enfermidades, otimizando o manejo e resultados clínicos dos pacientes.

Neurorradiologia terapêutica

A neurorradiologia terapêutica engloba procedimentos inovadores e minimamente invasivos por via percutânea e endovascular. É dedicada ao tratamento de doenças cerebrovasculares e da medula espinhal em adultos e crianças, incluindo terapias de reperfusão para o acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), embolização de aneurismas cerebrais, malformações vasculares do sistema nervoso central e tumores hipervasculares na cabeça, pescoço e coluna vertebral, além de angioplastia e colocação de stent para doenças ateromatosas (estenose por placa de ateroma) nas artérias cervicais e intracranianas.

Destaca-se, sobretudo, na abordagem de emergências vasculares, evidenciando sua eficácia na terapia de retirada de trombo intra-arterial para pacientes com AVCI e no tratamento de aneurismas cerebrais rompidos.

Quais são os procedimentos da neurorradiologia intervencionista? 

A neurorradiologia intervencionista oferece uma série de técnicas para tratar condições neurológicas. Entre as principais estão: 

  • Embolização de aneurisma cerebral.
  • Implantação de stents, espirais metálicas, entre outros.
  • Técnicas de recanalização, incluindo angioplastia, trombectomia e aspiração.
  • Procedimentos percutâneos de coluna, cabeça e pescoço.
  • Administração de medicamentos guiada por imagem.

Vantagens da neurorradiologia intervencionista para o paciente

A neurorradiologia intervencionista trata doenças de forma menos invasiva, sem cortes e suturas. Utiliza finíssimos fios e cateter por via endovascular, atingindo o local do problema sem afetar as paredes de nenhum órgão saudável. O trajeto é guiado por equipamentos de imagem, como raios-x, tomografia computadorizada e ultrassonografia.

Quando o procedimento atinge seu objetivo, como a colocação de um stent em uma artéria para desobstruir um aneurisma cerebral, o tratamento pouco invasivo revela-se tão ou mais eficaz que os outros procedimentos neurocirúrgicos tradicionais.

Nesse tipo de procedimento, o paciente normalmente não precisa de internação prolongada e tem um tempo de recuperação mais curto. Dessa forma, o tratamento torna-se mais confortável tanto para o paciente quanto para sua família.


Se você ou alguém que você conhece enfrenta desafios neurológicos delicados, não espere! A neurorradiologia intervencionista oferece soluções menos invasivas e mais eficazes. Consulte hoje mesmo o Dr. Renato Tosello para obter orientação especializada e tomar medidas rápidas em direção à sua saúde cerebral. Ele é especialista em Neurorradiologia Intervencionista Diagnóstica e Terapêutica; especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia; e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia também:

Angiografia: o que você precisa saber sobre esse exame?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais