Logo Tosello Clínica Médica

Embolização de aneurisma cerebral: Saiba tudo sobre o procedimento

Postado em: 24/01/2024

A Embolização de Aneurisma Cerebral é um procedimento que utiliza dispositivos endovasculares para bloquear o fluxo sanguíneo dentro do aneurisma, levando-o a sua cura.

Embolização de aneurisma cerebral: Saiba tudo sobre o procedimento

Tipos de embolização de aneurisma cerebral

Existem tipos de embolização de aneurisma cerebral, técnicas que podem ser combinadas para obter resultados mais seguros. Conheça alguns métodos praticados atualmente:

Técnica simples (espirais metálicas)

Utilizando espirais metálicas destacáveis, conhecidas como “molas”, essa técnica, desenvolvida nos anos 1990, posiciona um microcateter com auxílio de um microguia dentro do aneurisma. Uma micromola de metal é introduzida, assumindo a forma de novelo para preencher e ocluir completamente o aneurisma. Frequentemente, mais de uma mola é usada para esse preenchimento.

Espirais metálicas assistida por balão

Neste método, balões são posicionados dentro da artéria, ao nível do colo do aneurisma, após o posicionamento do microcateter. Durante a colocação das espirais, o balão é insuflado, servindo assim como barreira para manter as espirais no interior do aneurisma e evitar migração para a luz do vaso. Ao final do procedimento, o balão é retirado.

Espirais metálicas assistida por stent convencional

O stent, estrutura metálica tubular, é colocado na artéria cobrindo o colo do aneurisma, exercendo função semelhante ao balão. Ele protege a luz da artéria para que as espirais fiquem apenas no interior do aneurisma. Diferentemente do balão, o stent permanece na artéria após a retirada do cateter. Pode ser usado mais de um stent para tratar um aneurisma.

Stent diversor de fluxo

Esta estrutura metálica, vazada e tubular, composta por vários fios trançados, preserva o fluxo sanguíneo normal dentro da artéria, retardando a entrada e a saída desse fluxo no saco aneurismático. Isso promove uma trombose progressiva do aneurisma até sua oclusão completa. Pode ser utilizado sozinho ou associado às espirais metálicas. Outro tipo é o WEB (Woven Endobridge), um stent diversor de fluxo intravascular, cujo possui formato retangular ou ovalado, sendo colocado dentro do aneurisma, com o intuito de fechá-lo por completo.

Fatos sobre a embolização de aneurisma cerebral

  • A embolização de aneurisma cerebral é menos invasiva que a cirurgia, dispensando a abertura do crânio.
  • Para tratar o aneurisma cerebral, o médico utiliza a artéria femoral (virilha) ou, em alguns casos, as artérias do braço. Um catéter longo é inserido na artéria escolhida e conduzido delicadamente até o aneurisma.
  • Para corrigir o fluxo sanguíneo, a embolização pode utilizar espirais metálicas, balões, stents, entre outros dispositivos.
  • Estudos indicam que o uso de stent aumenta a taxa de oclusão completa do aneurisma cerebral durante o seu tratamento por via endovascular, com baixo risco e resultados duradouros.
  • Cada material tem uma função, vantagens e desvantagens, sendo o médico responsável por avaliar a melhor solução para cada caso.
  • O tratamento endovascular do aneurisma cerebral é mais seguro que a cirurgia, com taxas de complicação duas vezes menores nos pacientes tratados por embolização em comparação à neurocirurgia convencional (clipping). Essa diferença pode aumentar conforme a idade do paciente, tamanho, tipo e localização do aneurisma.
  • A recuperação da embolização é mais rápida, com média de internação ao redor de 4,5 dias, enquanto a clipagem requer 7,4 dias.
  • A embolização também pode ser realizada como tratamento principal ou complementar antes ou após a neurocirurgia convencional (clipping).
  • O tratamento seguro e definitivo de lesões complexas como o aneurisma cerebral requer a coordenação de uma equipe multidisciplinar experiente. É fundamental que paciente e/ou família conversem com o médico para esclarecer dúvidas sobre o preparo, riscos, benefícios e cuidados posteriores.

Antes de optar por qualquer tratamento, busque um profissional especializado certificado pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNR). Cabe ao paciente e à equipe médica esclarecer todas as questões e discutir os riscos e chances de sucesso do procedimento em consideração.

Procurando um especialista em Neurorradiologia Intervencionista? Agende já sua consulta com o Dr. Renato Tosello. Não perca tempo, cuide da sua saúde cerebral agora! Ele é especialista em Neurorradiologia Intervencionista Diagnóstica e Terapêutica; especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia; e doutor pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Leia também:

Preparação para a angioplastia de carótidas: passo a passo


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rua Maestro Cardim, 1293 - Cj.123 | Bela Vista | SP

(11) 3171-0878 | (11) 97163-5260

Siga-nos nas Redes Sociais