Por que o estresse causa pressão alta?
Postado em: 23/01/2023
Além de hereditariedade, genética e estilo de vida, um outro fator importante que pode causar a pressão alta é o estresse emocional. O estresse aumenta o ritmo cardíaco, acelera a respiração, libera adrenalina, noradrenalina e cortisol, colocando o corpo em estado de alerta, o que, até certo ponto, é normal para o organismo, que fica pronto para a ação.
No entanto, se o evento estressor persistir, seja no contexto real ou na sua mente em forma de preocupações, essas substâncias podem ter efeitos nocivos diversos. A pessoa passa para um nível mais alto de estresse: a fase de resistência. Os sintomas começam a se agravar e surge um intenso cansaço físico e mental.
Caso os estímulos estressores continuem presentes, o indivíduo entra em uma zona de risco: a fase de quase exaustão. Diante de níveis elevados de estresse, há um risco aumentado para pessoas hipertensas, que ficam mais propensas a desenvolver acidente vascular cerebral (AVC), infarto e outras doenças cardiovasculares.
Entre as medidas para diminuir os efeitos do estresse que podem levar à pressão alta estão: praticar atividade física, controlar o peso, monitorar a pressão e cuidar da saúde mental. É importante manter uma alimentação equilibrada e sem excesso de sal e evitar hábitos nocivos, como tabaco e álcool.
Mantenha seu check-up em dia e agende uma consulta com a Dra. Priscilla, Cardiologista e integrante da equipe de médicos especialistas da Clínica Tosello.