Quando a angiografia cerebral é indicada?
Postado em: 03/04/2023
A Angiografia Cerebral é um exame que possibilita o estudo dos vasos intra e extracranianos.
É indicado para o diagnóstico do aneurisma cerebral e de outras patologias vasculares, como fístula dural, malformação vascular cerebral (MAV), dissecção arterial, acidente vascular cerebral, doença ateromatosa e vasculites.
A angiografia cerebral faz parte da especialidade médica neurorradiologia intervencionista.
Como é realizado o exame?
É feita uma punção na artéria femoral ou na artéria radial após esterilizar a região da virilha. Após isto é feito o estudo da circulação cerebral por um sistema de cateteres de diferentes tamanhos e formatos, sob visão direta (utiliza raios X), com o uso do contraste iodado. O exame possibilita a avaliação dinâmica do contraste na circulação vascular cerebral, com maior precisão e avaliação diagnóstica em relação exames não invasivos (ressonância magnética e tomografia cerebral). Como é um exame minimamente invasivo, em geral ele é solicitado para confirmação diagnóstica, melhor visualização e estudo da doença vascular para programação de tratamento e também para melhor elucidação diagnóstica caso haja alguma dúvida no diagnóstico feito por métodos não invasivos como Tomografia computadorizada, Ressonância Magnética ou ultrassom.
Principais indicações
As indicações mais comuns para o procedimento são a suspeita ou diagnóstico de:
- Tumor cerebral.
- Hemorragia intracraniana (sangramento).
- Estenose – estreitamento da artéria ou veia cerebral.
- Malformações arteriovenosas ou anomalias vasculares congênitas cerebrais.
- Aneurisma cerebral – dilatação que ocorre na parede da artéria e pode se romper com facilidade.
- Coágulo ou trombo dentro da artéria ou veia cerebral.
- Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite).
- Aterosclerose – diminuição do espaço nos vasos sanguíneos por causa do acúmulo de placas de gordura, colesterol e cálcio em suas paredes.
- Dissecção arterial – ruptura de uma ou mais camadas das paredes da artéria, cujo pode formar coágulo ou pseudoaneurisma e causar um acidente vascular cerebral.
Precisa de anestesia geral?
Não, porém alguns casos é melhor realizar o exame com anestesia geral, principalmete naqueles pacientes mais ansiosos e em crianças.
No entanto, angiografia cerebral é relizada sob sedação anestésica associado a anestesia local na região de punção arterial, visando proporcionar mais conforto para o paciente.
A angiografia medular é um pouco mais demorada e sempre feita com anestesia geral, pois demanda imobilidade do paciente e controle respiratório durante as aquisições angiográficas. A anestesia geral também é utilizada nas crianças e nos pacientes muito agitados.
O exame não é doloroso e o paciente, em geral, não sente o cateter. Pode ocorrer uma sensação de calor na região da cabeça ou na nuca durante a injeção de contraste iodado, que passa rapidamente.
Quais os riscos desse procedimento?
Houve grande avanço na técnica e no material utilizado, de forma que hoje complicações são bem raras. A mais comum é o hematoma no local de punção arterial, em geral na artéria femoral (na virilha).
Mais raramente (menos de 1% dos casos), há o risco de Acidente Vascular Cerebral isquêmico, transitório ou permanente. Esse risco é menor em pacientes jovens e maior nos pacientes idosos, hipertensos e diabéticos.
Como o exame demanda o uso de contraste iodado, há também um pequeno risco de lesão renal (nefropatia induzida pelo contraste). Entretanto, o exame respeita um limite de contraste (até 4 ml/kg), faz-se uma hidratação do paciente antes e após o exame e utiliza contrastes mais novos. Isso reduz muito o risco de qualquer lesão renal.
Angiografia cerebral: cuidados após o exame
Além do curativo, o pós-exame pede repouso por um período de 4 a 6 horas, no próprio local em que foi conduzida a angiografia. Nesse período, a perna que recebeu o tubo deve ficar imóvel para permitir a cicatrização do ferimento.
Depois da liberação médica, o paciente pode ir para casa, mas não deve fazer esforço físico por 2 dias.
Quer saber mais sobre a angiografia cerebral? Entre em contato com a Clínica Tosello.
Leia também:
Há casos de aneurisma na família? Entenda qual é o risco de você ter também