Você conhece a Síndrome das Pernas Inquietas? Saiba o que é, quais são os sintomas e o tratamento
Postado em: 03/07/2024
Sem motivo aparente, você sente uma necessidade involuntária de mexer as pernas –e até os braços, principalmente à noite, durante o sono? Isso pode se tratar da Síndrome das Pernas Inquietas.
Os sintomas podem aparecer ‘do nada’ e evoluir a ponto de prejudicar o sono. Alguns pacientes chegam ao ponto de manifestá-los também durante o dia.
Para entender melhor o que é, quais são os sinais e o tratamento desse quadro, leia este texto até o final. Vamos lá?
O que é a Síndrome das Pernas Inquietas
A “Síndrome das Pernas Inquietas” não é classificada como um tremor. Ela, inclusive, é descrita de diferentes maneiras por cada paciente.
A doença costuma se manifestar principalmente no período da noite e as pessoas dizem que sentem comichão, dor ou queimação, mas, na verdade, isso é a necessidade de movimentação.
A Síndrome das Pernas Inquietas tem frequência de 2% a 3% nas populações europeias e estadunidenses. Porém, no Brasil, um estudo estimou que a prevalência é de 6,4% da população.
Este número pode ser ainda maior, porque existe uma grande quantidade de casos subnotificados e sem diagnóstico.
Principais sintomas
Mesmo sendo uma doença majoritariamente noturna, a Síndrome das Pernas Inquietas também pode se manifestar durante o dia, nos quadros mais exuberantes.
Ela começa a ser percebida em algumas situações do dia a dia, como quando a pessoa está parada no cinema, no teatro, em uma reunião, em viagens longas e em outras situações em que fica por muito tempo em repouso.
Por se manifestar mais durante o repouso noturno, a síndrome acarreta em dificuldades para dormir.
Por mais que ela não desencadeie diretamente outras doenças, a falta de sono atrapalha muito e isso sim pode causar questões de saúde mais graves que vão além do cansaço mental, como diabetes e problemas cardiovasculares.
Principais causas
A síndrome pode surgir em qualquer época da vida, mas é mais comum após os 45 anos e em mulheres. Pessoas com familiares que têm a doença também tem maior predisposição para o problema.
Diagnóstico da Síndrome das Pernas Inquietas
Para identificar se o paciente está com a síndrome, o exame é basicamente clínico.
O médico precisa entender o que está sendo descrito e a principal maneira de ter a confirmação é saber se aqueles incômodos passam quando a pessoa levanta da cama e faz uma caminhada ou movimenta as pernas.
O profissional também ode pedir exames de sangue. Isso porque a síndrome pode ser acarretada por falta de ferro no organismo.
A falência da função renal também pode acometer a síndrome, assim como mulheres grávidas também podem sofrer com o problema, que costuma passar um mês após o parto.
Tratamento da Síndrome das Pernas Inquietas
Por não ser um problema grave, a Síndrome das Pernas Inquietas requer tratamento somente para aqueles pacientes que já estão bastante incomodados e tendo o sono muito prejudicado.
Normalmente, quando a pessoa procura por um médico é porque o quadro já está atrapalhando muito. Nesses casos, o tratamento se dá com remédios que não curam, mas ajudam a minimizar a síndrome.
Quando o problema acontece por conta dos baixos níveis de ferro, é necessário fazer a suplementação para repor o mineral no organismo.
Quando o quadro foi causado por conta de falência renal, é preciso alguns cuidados com a medicação, já que algumas não são permitidas para esses pacientes.
Também é importante manter os hábitos saudáveis, já que o álcool, cigarro e cafeína em excesso podem interferir no funcionamento normal do sistema nervoso e desencadear a Síndrome das Pernas Inquietas.
Em alguns casos, antidepressivos também podem ser usados para o controle do problema, já que quadros depressivos podem estar relacionados a esta síndrome.
Portanto, é imprescindível que exista um diagnóstico preciso, para que se adote o melhor tratamento, dando ao paciente qualidade de vida e considerando todas as suas particularidades nas tomadas de decisão.
Na Clínica Dr. Renato Tosello, a equipe de Neurologia atende pacientes com a Síndrome das Pernas Inquietas, dando todo o acompanhamento necessário para que eles tenham um tratamento condizente com seu diagnóstico. Clique aqui e agende sua consulta!
Dr. Renato Tosello
Neurorradiologista intervencionista
CRM: 133.066
RQE: 64312 | RQE: 643121 | RQE: 64379
Leia também:
- Em que momento devo procurar um neurorradiologista intervencionista?
- Angiografia: Saiba qual é a importância desse exame