Sintomas
Existem alguns sinais que o corpo apresenta que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:
- Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- Confusão mental;
- Alteração da fala ou compreensão;
- Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
IMPORTANTE: Caso qualquer um desses sintomas apareçam é fundamental ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192), Bombeiros (193) ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.
Quanto mais rápido for o atendimento, maiores serão as chances de sobrevivência e recuperação total.
Causas
Existem diversos fatores que aumentam a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele hemorrágico ou isquêmico. Os principais fatores são:
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Colesterol alto;
- Sobrepeso;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Uso excessivo de álcool;
- Idade avançada;
- Sedentarismo;
- Uso de drogas ilícitas;
- Histórico familiar.
Exames e Diagnósticos
O diagnóstico de imagem é realizado geralmente por Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Angiografia Cerebral.
Tratamento
O tipo de tratamento do AVCI deve ser avaliado por uma equipe multidisciplinar especializada (neurologista, neurorradiologista intervencionista e neurocirurgião), levando em consideração o tempo de evolução, achados no exame diagnóstico e sintomas neurológicos apresentados, podendo ser estabelecido um suporte clínico acompanhado ou não, da restauração do fluxo sanguíneo através de medicamentos, procedimento endovascular ou ambos.
A restauração do fluxo sanguíneo cerebral após a oclusão de uma artéria por coágulo, pode ser feita por via venosa ou intra-arterial logo depois da infusão de medicamento (trombolítico) que irá dissolver o coágulo, e também por via endovascular denominada como trombectomia mecânica, que utiliza de dispositivos intra-arterial para retirar este coágulo com o intuito de restabelecer normalmente o fluxo sanguíneo cerebral.
Prevenção
É indispensável o controle da pressão arterial ao redor de 120 X 80 mmHg, do diabetes e dos níveis de colesterol no sangue. Os pacientes que apresentam alguma doença cardíaca devem fazer acompanhamento médico regular. Todos devem praticar exercícios físicos regulares orientados por um profissional e manter uma alimentação equilibrada.