AVC infantil
O AVC pode ocorrer em crianças, não tendo relação com o estilo de vida, mas sim, com outras doenças que acometem esses pacientes. Ele pode estar associado a anemia falciforme, cardiopatias congênitas, arterites, distúrbios de coagulação, infecções, doenças genéticas e metabólicas.
É essencial que o quadro seja tratado. Na infância, o cérebro apresenta grande neuroplasticidade. Assim, é possível evitar que o paciente tenha perdas cognitivas graves, mas, para isso, a intervenção deve ser precisa e rápida.
Aneurisma em crianças
Os aneurismas, dilatações anormais nas artérias devido ao enfraquecimento da parede da estrutura, podem ocorrer em crianças. Normalmente, estão associados a malformação vascular congênita, anemia falciforme, infecção e doenças imunossupressoras. O menor pode já nascer com a patologia ou adquiri-la a partir de alguma doença.
Malformações vasculares em crianças
As malformações vasculares ocorrem devido a alterações no desenvolvimento da formação dos vasos sanguíneos secundário a um defeito genético, que podem estar associadas a malformações da formação do cérebro e da medula espinhal. Estas doenças vasculares podem acometer desde o recém nascido até crianças maiores ao redor dos 15 anos.
As principais doenças vasculares são:
- malformação aneurismática da veia de Galeno
- malformação de seio dural
- malformação arteriovenosa pial ou dural
- anomalia do desenvolvimento venoso
- cavernoma
- Síndromes metaméricas craniofacial arterial e venosa
- Síndrome PHACES
As doenças cerebrovasculares na criança são quadros que afetam a estrutura circulatória dentro do cérebro levando ao atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, como também sobrecarga cardíaca congestiva. Elas também podem estar associadas a outras patologias vasculares ou síndromes.
Portanto estas doenças vasculares devem ser diagnosticadas precocemente, e serem acompanhadas de perto e fazer o tratamento no tempo correto e não haver atraso no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
Diante disto, estas crianças devem ser acompanhadas e tratadas por equipe multidisciplinar com ampla experiência nestas patologias. O procedimento endovascular deve ser realizado pelo Neurorradiologista Intervencionista capacitado para tal.
A Clínica Tosello conta com o Dr. Renato Tosello Neurorradiologista Intervencionista com amplo conhecimento no diagnóstico e tratamento de doenças cerebrovasculares em recém-nascidos e crianças. Entre em contato e agende a sua consulta!