O que é trombose venosa cerebral?
A trombose venosa cerebral (TVC) se caracteriza pela obstrução provocada por trombo ou coágulo que se forma dentro das veias cerebrais, que são as estruturas que levam o sangue para fora do cérebro em direção ao coração. A patologia acomete geralmente mulheres jovens e possui como os principais fatores de risco as gestantes e o puerpério, pacientes com trombofilia ou história familiar de trombose venosa, uso de anticoncepcional, infecções, trauma, portadores de tumores malignos e doenças inflamatórias.
Quais os sintomas da trombose venosa cerebral?
Os sintomas da trombose venosa cerebral dependerão da sua extensão e do acometimento das veias cerebrais e/ou do seio venoso dural relacionado a dificuldade da drenagem venosa intracraniana em relação à região do cérebro afetada.
O principal sintoma é a dor de cabeça, no entanto podem cursar com alterações de consciência, convulsões, embaçamento da visão, perda de equilíbrio, tontura, alterações da fala e da força motora em um lado do corpo.
Vale lembrar que a trombose venosa cerebral pode ser muito grave e levar ao acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e hemorrágico, dependendo de sua gravidade.
Como diagnosticar a trombose venosa cerebral?
O diagnóstico deve ser feito inicialmente por métodos de imagem não invasivos como Tomografia Computadorizada ou Ressonância magnética acompanhadas de técnicas de Angiotomografia ou Angiorressonância venosa do crânio.
Dependendo da extensão e gravidade da trombose venosa cerebral é extremamente importante realizar o exame de angiografia cerebral para avaliar de maneira dinâmica a drenagem venosa da região acometida e se há ou não necessidade de revascularização do vaso por via endovascular.
Qual o tratamento da trombose venosa cerebral?
O tratamento da trombose venosa cerebral é principalmente pelo uso de medicações anticoagulantes e depois avaliar o tratamento de outras possíveis doenças causadoras da trombose (ex. infecção, desidratação, uso de anticoncepcional, etc), fazer o manejo da de crises convulsivas se existir e da pressão intracraniana se necessário.
Nos casos mais graves onde exista infarto cerebral e rebaixamento do nível de consciência pode ser necessário da intervenção por via endovascular para fragmentação e retirado trombo para restabelecimento da drenagem venosa através do seio venoso dural obstruído previamente pelo trombo. Este procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar por um Neurorradiologista Intervencionista, profissional capacitado para tal.
A trombose venosa cerebral é um evento grave e pode levar ao AVC provocando sequelas neurológicas graves e morte, na qual demanda intervenção rápida. A Clínica Tosello conta com profissionais de neurologia que podem te ajudar no diagnóstico e tratamento da trombose venosa cerebral. Entre em contato e agende a sua consulta com nossos especialistas!